segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PROJETO LÁ LI GIBI E O IMPACTO DA AÇÃO EXTENSIONISTA: ler, imaginar e criar.


AUTORAS[1]:
Arismar Lourenço de Maria
Giovanna Costa de Vasconcelos
Jade Santos Rosas



Este trabalho resulta de experiências vivenciadas durante as ações do projeto de extensão Lá Li Gibi, iniciado em 2014 e realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Biblioteca Popular Riacho do Navio (BPRN), localizada em Piranhas, cidade do sertão alagoano.
Nosso interesse é transpor o espaço físico da biblioteca, de modo a aproximá-la das pessoas que frequentam da praia da Penha, localizada no município de João Pessoa/PB. Objetivamos compreender aspectos relacionados ao impacto desta ação extensionista, visando o desenvolvimento do hábito da leitura pela população.
Reconhecemos nas histórias em quadrinhos um gênero textual indissociável da linguagem literária, por possuir palavras e elementos visuais que produzem sentido, estimulam e favorecem o desenvolvimento do hábito da leitura e o repertório vocabular, no processo de criação do texto.
Ler, imaginar e criar são as propostas do projeto, que encontra fundamento na compreensão de que a leitura é uma prática imprescindível que clarifica o pensamento e incita a imaginação.
Inferimos que o caráter itinerante dessa biblioteca proporciona ações que destacam a necessidade de ler e o quão prazeroso pode ser o momento da leitura (ROSAS, 2014), além de favorecer a superação dos índices de analfabetismos funcional e absoluto, de modo que torne possível um ir além da imediatidade que a subescolarização, a pobreza e todas as suas sequelas possam ensejar.
Os frequentadores da Praia da Penha se mostram resistentes ao projeto, tornando visível o nosso desafio quinzenal, aos domingos, e afirmando uma falta de identificação com o mundo da leitura.
Para reverter a resistência dos ‘potenciais usuários’ da biblioteca itinerante, reconhecemos a importância do papel que desempenhamos para a formação de leitores e, além de disponibilizarmos o acervo, realizamos contações de histórias contextualizadas e auxiliamos na produção de histórias em quadrinhos, que se desenvolvem a partir da imaginação e acúmulo de conhecimentos e experiências do leitor/autor.
Acreditamos que o Projeto de Extensão “Lá Li Gibi” implementa práticas de letramento, não apenas pelo caráter semiótico que tal proposta põe em destaque, mas também pelas ações deflagradas, que implicam em uma prática social que  possibilita o despertar crítico, indispensável para o desenvolvimento social dos sujeitos.

Referência
ROSAS, Judy Mauria Gueiros. Lá li gibi. Projeto de extensão. PROBEX/UFPB. João Pessoa, 2014.



[1] Arismar e Jade são alunas do curso de Letras/Português e Giovanna é aluna do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba.

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