sábado, 4 de novembro de 2017

ENTREQUADROS: A OFICINA DE PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA



ENTREQUADROS: A OFICINA DE PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA[1]
Autor: Yan Philipe Barbosa de Oliveira/artista visual

RESUMO
O surgimento das histórias em quadrinhos (HQs) no Brasil, na primeira metade do século XX, não foi bem aceito por setores ligados à educação. A despeito das críticas e dos preconceitos que lhes foram imputados durante significativa parte do século passado, nas últimas décadas, as HQs, consideradas como arte sequencial, têm sido reconhecidas como um recurso facilitador no processo de ensino aprendizagem. A compreensão do potencial educativo latente nas páginas de uma história em quadrinhos (HQ) possibilitou a adaptação de várias obras literárias ao formato de HQ e tornou a leitura de textos longos, que poderia se tornar enfadonha, mais agradável e fácil. Além disso, praticamente todos os conteúdos científicos podem ser transpostos como histórias em quadrinhos, contribuindo para o seu melhor entendimento e popularização. No entanto, ao ministrar aulas com a utilização das HQs, educadores devem selecioná-las e compreendê-las. Diante disso, abordamos nossa participação no projeto de extensão ‘Lá Li Gibi’, que, em 2015 e 2016, propunha estimular a leitura, a partir das histórias em quadrinhos, compostas por textos curtos e imagens sequenciadas. No referido projeto, entendemos as histórias em quadrinhos como excepcionais portas que se abrem para construir o gosto pela leitura. Nas ações do projeto deixávamos sempre à disposição do público participante aproximadamente 400 HQs com temáticas, editoras e personagens variados, além de uma centena de obras de literatura infantil e infanto-juvenil. Tal acervo além de ser um convite à leitura, também servia de inspiração para crianças e jovens desenharem nas oficinas de produção de histórias em quadrinhos, que tinham um caráter recreativo e constituía um convite direto ao desenhar e pintar o que preferissem. Inferimos acerca do caráter interdisciplinar embutido nas histórias em quadrinhos, sua importância para processos educativos formais e não formais e, como consequência, a importância do artista visual no processo de formação de leitores.






[1] Trabalho apresentado na sessão de comunicação oral durante o Simpósio Letramentos Para a Cidadania – LECID, realizado de 30 de outubro a 1 de novembro de 2017, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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