domingo, 23 de agosto de 2015

Mudar materiais, preservar conteúdos no trabalho escolar


              
Com um pouco de criatividade e imaginação podemos estimular a prática da escrita e da leitura. 

Devemos entender que muitas são as possibilidades de registrar textos e palavras. 
Não importa o suporte, o mais importante é formar pessoas que se comunicam com a escrita. 


Que tal introduzir esta 'brincadeira' na sala de aula?  




No projeto Lá Li Gibi utilizamos o macarrão de letrinhas como ferramenta para produção de textos. 

Não raro ouvimos crianças dizerem que 'não gostam de escrever'... mas adoram brincar de escrever com os macarrões! 



Com este recurso podemos estimular as crianças em processo de alfabetização a formar palavras e pequenos textos. 

Crianças e jovens já alfabetizados podem realizar exercícios escolares com este suporte, cuja produção é barata e simples.

A base pode ser um pedaço de madeira ou de papelão com um tecido colado (para o macarrão não deslizar), preferencialmente flanela. 

O macarrão pode ser encontrado por um baixo preço e, após ser utilizado, deve ser guardado para os próximos trabalhos.                                                                                

Ao propor a substituição do papel e do lápis pelo macarrão de letrinhas (este é apenas um exemplo!) quebramos um aspecto da rotina escolar, ao mesmo tempo em que preservamos a produção de textos e a leitura.

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