sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Escola de tempo integral é mesmo uma novidade no Brasil?



ANÍSIO TEIXEIRA e a construção da escola pública de tempo integral
(Judy Rosas)


            Anísio Teixeira quando secretário de educação e saúde da Bahia, em 1950, inaugurou, num pobre bairro de Salvador, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque.
           Para Anísio, a inauguração deste centro de ensino representava “o começo de um esforço pela recuperação, entre nós, da escola pública primária” e obedecia “a um plano de educação para a cidade da Bahia, que visava restaurar a escola primária, cuja estrutura e cujos objetivos se perderam nas idas e vindas de nossa evolução nacional” (discurso proferido por Anísio Teixeira na inauguração do Centro Educacional Carneiro Ribeiro).
          Neste momento Anísio destacou que a construção daquele centro educacional surgia como uma solução para o enfrentamento da problemática relacionada à qualidade da educação oferecida pelo Estado.
            Para tanto, contava com uma estrutura curricular formada por uma escola primária, baseada na oferta de instrução e de educação propriamente dita, cuja inspiração foi cunhada a partir dos princípios da escola ativa proposta por John Dewey, de quem Anísio foi seguidor.
            Ao explicar as tarefas de cada um destes setores que compunham a nova estrutura escolar, Anísio indicava que “no setor construção, manter-se-ia o trabalho convencional da classe, o ensino da leitura, escrita e aritmética e mais ciências físicas e sociais, e no setor educação – as atividades socializantes, a educação artística, o trabalho manual e as artes industriais e a educação física. A escola seria construída em pavilhões, num conjunto de edifícios que melhor se ajustassem às suas diversas funções".
         Tal estrutura procurava minimizar os efeitos de um processo de simplificação da educação, pois até aquele momento, segundo Anísio, a oferta de educação escolar cada vez menos se comprometia com a qualidade, pois partia do pensamento de que o seu acesso deveria ser ampliado pela garantia de uma maior quantidade de alunos em sala de aula, fato que resultava em superlotação e em um alto índice de analfabetos.´

Referência
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Rio de Janeiro, v.31, n.73, jan./mar. 1959.

0 comentários:

Postar um comentário